Hipocrisia e Sinceridade (Mt 23,23-26)

Basílica de Lourdes, 27 de Agosto de 2013

Naquele tempo, disse Jesus: “Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto sem, contudo, deixar aquilo. Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro estais cheios de roubo e cobiça. Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo”.

EXPLICAÇÃO DO EVANGELHO

Jesus estava irado. Jesus chamou os fariseus de hipócritas. A pessoa que usa da hipocrisia é terrível. Aqueles judeus e aqueles fariseus faziam coisas para parecer bonzinhos e bonitos e as pessoas acreditavam naquela hipocrisia.
E Jesus falou: “Fariseus hipócritas, vocês limpam o copo por fora mas não limpam por dentro”, vocês “coam um mosquito mas engolem um camelo”.
Somos levados a refletir como que nós conseguimos irar Deus, como que nós conseguimos que Deus perca a paciência conosco! A hipocrisia é uma coisa muito doente. A hipocrisia fere o coração do Divino. A hipocrisia fere o coração das pessoas.
Tantas pessoas fazem aquele aparato todo, acreditamos que são pessoas santas e imaculadas mas, por trás daquilo ali, a pessoa está filtrando um mosquito e engolindo um camelo. Está lavando o copo por fora mas, por dentro, é túmulo caiado. É expressão de Jesus, túmulos caiados, todo pintado de branco por fora mas, por dentro, está cheio de imundices.
Deus condena a hipocrisia. Nós devemos ser aquilo que somos. Por exemplo, quando nós nos expomos Deus, muitas vezes, nos perdoa de um pedado grave. O cúmulo da hipocrisia é fazer aquela cara de bom, de bonito, e se armar de todo um aparato para apresentar-se como cumpridor de tudo que Deus manda e, na verdade, por debaixo dos panos, a pessoa não está fazendo nada daquilo, a pessoa não se apresenta à visão do irmão, não se expõe à visão do semelhante que tem condições de julgá-lo.
Jesus fica irado e horrorizado de ver como é que, naquela época, aqueles que cuidavam da fé, aqueles que cuidavam da religião, aqueles que cuidavam do caminho para encontrar Deus, estavam usando daquelas pessoas, usando de hipocrisia, estavam lavando o copo por fora mas, por dentro, o copo estava sujo. Eram túmulos caiados, por fora tudo branquinho e por dentro uma imundice. Jesus, num momento de ira diz: “fariseus hipócritas”, vocês são cegos guiando outros cegos. A hipocrisia cega, a hipocrisia tira aquela visão da lógica. A lógica de Deus é que a gente seja concreto diante dele. É muito simples. Nossa Senhora sempre nos mostra esse aparato da sinceridade.
É tão bom quando a pessoa é sincera. Quando a pessoa fala que acredita em Deus mas, no fundo, não está acreditando e está fazendo tudo aquilo contrário às leis da moral de Deus, é um hipócrita.
Hoje, o que percebemos, na política, e de modo geral, no meio social, é uma fraqueza da moral muito grande. Essas pessoas parecem, para nós, como leais, honestas. Entretanto, são necessárias muitas CPIs para poder mostrar a desonestidade que de certas pessoas. Isso ofende o Divino, ofende a Deus. Talvez, se Jesus fosse falar hoje, ele falaria para muitas pessoas que estão ai no poder, “fariseus hipócritas”, vocês estão lavando o copo por fora e por dentro está sujo, vocês estão coando um mosquito mas estão engolindo um camelo. Vocês são cegos guiando outros cegos.
Por que nós não acreditamos num poder político, no poder reinante? Porque nós estamos fraquejando diante da hipocrisia. Nós estamos ficando cada vez mais fracos diante da hipocrisia, nós estamos perdendo pela hipocrisia. Nós não sabemos mais o nosso norte. Nós não sabemos mais em quem crer. E uma coisa que mais ofende a Deus, a coisa que mais ofende o Coração de Jesus, a coisa que mais ofende o Coração de Maria é quando nós partimos para aquela hipocrisia. E Deus, então, ira conosco. Estamos numa época em que nós estamos perdidos, nós não sabemos a quem apoiar e a quem acreditar.
Nossa Senhora tem mostrado muito isso às pessoas. Até com as aparições de Nossa Senhora as pessoas usam da hipocrisia. Falam coisas que Maria não falou. Ditam coisas que Nossa Senhora não fez. Inventam coisas para uso próprio. Porque o que Nossa Senhora deseja é apenas nos mostrar que, se Jesus veio uma vez, através dela, Ele virá outra vez com a ajuda dela. Nossa Senhora quer mostrar isso a todo mundo. Não sejamos hipócritas diante do divino porque Deus ira conosco nestes momentos.
A hipocrisia nos faz perder o norte, perder os valores, e ficamos sem saber onde estamos. São famílias desagregadas que não sabem o que está acontecendo. Eu vejo tantos mães e pais falarem comigo: “Eu não sei onde eu errei”. O erro está na hipocrisia, nos estamos coando um mosquito mas nós estamos engolindo camelos. Nós estamos lavando os copos por fora mas, por dentro, a gente não lava.
Isso aí abrange qualquer setor da sociedade porque é aí que Deus age. Deus age através de nós.
Quando está chovendo na sua cabeça, não peça a Deus para parar de chover, peça a Deus um guarda-chuva, para você aguentar toda aquela tempestade de coisas ruins na tua vida. Nossa Senhora está atenta em nós.

(Explicação do Evangelho por Raymundo Lopes realizada na Basílica de Lourdes em 250/08/2009)

2007 @ Todos direitos reservados para o SIM-Serviço de Informação Mariana